Sobre este teste
O nosso teste genético para doença celíaca irá confirmar se possui os genes envolvidos na doença celíaca e irá efetivamente validar ou não a doença com uma precisão de 99%.
O teste é oferecido a 195€ e os resultados ficam prontos numa ou duas semanas a partir do momento da recepção das amostras no laboratório.
Porque será o teste genético da doença celíaca a melhor opção?
Se suspeita que tem doença celíaca, pode ter considerado suas opções em termos de triagem e testes de diagnóstico disponíveis. O teste genético para a doença celíaca é um teste de triagem que oferece várias vantagens:
- Muitos clientes que fazem este teste seguem uma dieta sem glúten, mas podem não ser necessariamente celíacos – neste caso, os sintomas associados à doença celíaca não são causados pela ingestão de glúten e seguir uma dieta sem glúten é inútil.
- Se tem um parente de primeiro grau celíaco, corre um risco maior de desenvolver a doença, pois a doença pode ser hereditária. Você tem 5 a 10% de possibilidade de herdar o gene se tiver um membro da família com doença celíaca. Apenas um teste genético como o nosso pode confirmar se você tem os genes implicados na doença celíaca.
- Um teste comum para a doença celíaca é o teste de anticorpos no sangue. Se é celíaco, este teste só pode ser usado se você estiver realmente a consumir alimentos que contenham glúten. Um teste genético para a doença celíaca pode ser realizado a qualquer momento, em qualquer idade e independentemente do tipo de dieta que esteja a fazer.
- O teste genético da doença celíaca não requer uma recolha de sangue. A recolha de sangue pode ser desconfortável para alguns, além de exigir um flebotomista. O nosso teste de doença celíaca é feito por meio dos esfregaços orais (boca) que você encontra no nosso kit. O procedimento de auto-amostragem requer apenas alguns passos simples e precauções.
Este teste celíaco diagnostica a doença celíaca?
Não, um teste genético celíaco não é um teste diagnóstico. Nem estão disponíveis os testes sorológicos que medem os níveis de certos anticorpos no sangue que são normalmente produzidos em resposta ao glúten.
Mesmo que os resultados de um teste genético confirmem que você é portador dos genes que causam a doença celíaca, isso não significa que você sofre da doença ou que irá desenvolvê-la.
No entanto, se não for portador dos genes, pode manter-se despreocupado dado que não desenvolverá a doença celíaca. O diagnóstico da doença celíaca geralmente requer uma biópsia que estabelecerá a extensão do dano às paredes intestinais e se o tipo de dano observado é atribuível à doença celíaca.
Genes Celíacos
O HLA DQ2 e o DQ8 são os 2 genes que mais frequentemente observamos nas pessoas com doença celíaca. Esses 2 genes são os mais comuns, embora não sejam o único gene potencial envolvido na doença celíaca.
HLA significa Antígeno Leucocitário Humano. O HLA produz uma proteína que retém qualquer material estranho (como pequenas partículas estranhas, vírus ou bactérias) na superfície da célula. No caso de indivíduos portadores de genes HLA defeituosos, o corpo é incapaz de distinguir corretamente o glúten do HLA, o que resulta em uma reação autoimune.
Quão grave é a doença celíaca?
Os efeitos da doença celíaca variam em função de:
– Há quanto tempo tem a doença celíaca.
– A idade
– Há quanto tempo foi exposto ao glúten (às vezes, sem saber, através do glúten escondido nos alimentos).
Não há tratamentos para a doença celíaca – Se for celíaco, terá que seguir uma dieta sem glúten. Não há outra forma de prevenir os danos causados à mucosa do intestino delgado a não ser evitando o glúten.
Recomendamos que seja acompanhado por um profissional de saúde, mesmo que esteja a seguir uma dieta sem glúten.
Por favor, leia nossos Termos e Condições Clínicos e de Saúde AQUI cuidadosamente e certifique-se de entendê-los antes de solicitar este teste.
Outros testes: Teste de ADN de intolerância à lactose
Sente desconforto após consumir laticínios, como leite ou gelados? Se sim, então pode fazer sentido realizar um teste de intolerância à lactose. Este teste específico estabelece se possui uma determinada mutação genética que o torna incapaz de produzir a enzima necessária para digerir a lactose.
Leia mais sobre nosso Teste de ADN de intolerância à lactose.